QUADRO ANTIQUO - breve história



O conjunto Quadro Antiquo é formado por músicos especializados principalmente na música dos séculos XVI ao XVII, todos os quatros estabelecidos com notória carreira de solista e camerista no cenário musical brasileiro. Sob a coordenação geral de Kristina Augustin, sediado na cidade de Niterói/RJ, os músicos já se conheciam e tocavam juntos em diversas outras formações instrumentais há mais de 15 anos. A idéia de criar o Quadro Antiquo surgiu em 2006 desde então o grupo vem se apresentando regularmente. Em março de 2007, foi elaborado o programa de concerto Versos Cantados com obras dos cancioneiros Ibéricos do século XVI e, a convite do projeto Música no Museu, realizou uma turnê em sete cidades do nordeste brasileiro: Olinda, Recife, Salvador, João Pessoa, Aracaju, São Cristóvão, Maceió. Em julho do mesmo ano, o grupo apresentou-se em uma série de concertos em cidades mineiras como Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Barbacena, além de concertos nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro. Esse trabalho resultou na gravação do disco Versos Cantados (2007). 

Em 2008, o grupo participou de uma série de concertos comemorativos dos 200 anos da chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro, apresentando-se em igrejas como Outeiro da Glória e Igreja do Carmo (antiga Sé) com o programa Cânticos D’Amor – modinhas e Lundus. Ainda em 2008, realizou uma turnê por quatro cidades portuguesas (Lisboa, Santarém, Aveiro, Porto) e um concerto em Praga com grande sucesso. Em 2009, apresentou-se novamente no nordeste brasileiro (Maceió, Recife, Olinda, João Pessoa e Natal), em Minas Gerais (Belo Horizonte, Ouro Preto e Diamantina) além de concertos no Festival Vale do Café (RJ) e na série de concertos do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (RJ) com a curadoria do maestro Roberto Duarte.  

A história desses músicos é pontuada por turnês em todo Brasil, várias participações no projeto Sonora Brasil do SESC e mais recentemente Europa. O grupo está habituado, preparado e tem condições técnicas para realizar viagens por todo Brasil, grandes cidades e interior. Essa experiência fez com que os músicos adquirissem longa vivencia de palco e domínio de público.