Mestre em Artes/Música pela Unicamp,estudou viola da gamba durante três anos
a Schola Cantorum Basiliensis, Suíça,
sob orientação do gambista Paolo Pandolfo. Em 1997, após 2 anos de estudos com
Sarah Cunningham, diplomou-se pela University
Central of England/Birmingham
Conservatoire. Nos cinco anos em que viveu na Europa, apresentou-se na
Alemanha, Áustria, Inglaterra, Roménia e Suíça, com variadas formações
camerísticas.
Nos concertos que realizou no exterior vale citar o recital solo com o cravista Mário Trilha no Museu de Aveiro/Portugal com o programa Bach e seus contemporâneos (2008); apresentação com o Brazilian Baroque no Boston Early Music Festival (1999); com o grupo Birmingham Baroque apresentou-se em vários concertos na cidade de Birmingham, Inglaterra (1997). Em 1995 tocou com a Camerata Antiqua de Curitiba, sob a direção de Roberto de Regina em Assunção/ Paraguai.
Desde 1999 vem destacando-se como solista no cenário musical brasileiro tocando nas principais salas de concerto do país. Com o programa Viola da Gamba na corda do Tempo realizou concertos solo na série do Foyer do Theatro Municipal de São Paulo; apresentação solo no Palácio Rio Negro e Museu Imperial de Petrópolis, Petrópolis/RJ;no I Ciclo de Música Antiga e Música Colonial na UEMG (Belo Horizonte); na II Semana de Música Antiga da UFRGS (Porto Alegre),recital solo no Museu Histórico de Santa Catarina,Florianópolis(SC);concerto solo no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza/CE. Sob a regência de Ricardo Rocha solou na Paixão
Segundo São João (2003) e o Bradenbrugo N°6 (2009), ambos de J.S. Bach. Com o flautista David Castelo (2003) e a OSN-UFF
solou nos concertos de Telemann para flauta-doce, viola da gamba e orquestra
sob a regência de Lígia Amadio. Como camerista, já realizou várias turnês pelo
Brasil, sendo a que teve maior abrangência foi no projeto Sonora Brasil/SESC
(22 cidades brasileiras).
Com o conjunto Quadro
Antiquo apresentou-se em turnê pelo
nordeste brasileiro (Recife, Olinda, Salvador, Maceió, João Pessoa, Natal) nos
anos de 2007, 2008, 2009. Ainda com o mesmo grupo, apresentou-se em Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes,
Barbacena e Diamantina além de concertos em Lisboa, Santarém Aveiro, Porto e na
cidade de Praga, todos eles promovidos pelo projeto Musica no Museu. Em 2010 realizou treze concertos no estado de Pernambuco e uma
apresentação na Ilha de Fernando de Noronha, todos os concertos patrocinados pelo Funcultura- Governo de Pernambuco.
Fruto de seu trabalho de divulgação da viola da gamba no Brasil foi citada
no dicionário Novo Aurélio, século XXI no verbete “viola da gamba” e “gambista”
e mais recentemente no Dicionário
Biográfico de Música Erudita Brasileira de Olga G. Cacciatore. É autora do livro Um Olhar sobre a Música Antiga – 50 anos de História no
Brasil (1999). Recebeu em 2000 a Moção de
Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da
Música Antiga.
Um comentário:
Olá Cristina!
Meu nome é Cândida Lobão, sou violoncelista da OSBa, da Osufba e do Barroco na Bahia e estou à procura de dois/duas gambistas para apresentar pela Fundação Barroco na Bahia duas Cantatas de Bach: nº106 e nº 152 no mês de Junho, provavelmente no domingo, dia 19/06. Cheguei a você pelo colega de orquestra Miltom Cavalcante.
Ficarei aguardando resposta.
Atenciosamente
Cândida Lobão
Postar um comentário